A Câmara de Leiria pede a toda a população entre Figueiras e Mata dos Milagres deve sair das suas habitações e dirigir-se para o Pavilhão dos Pousos ou Estádio Municipal, porta 7.
"Sigam escrupulosamente as indicações das autoridades", apela a autarquia numa mensagem publicada na rede social Facebook.
Outras três aldeias foram evacuadas por precaução, adiantou à Renascença o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
“Nas freguesias da Caranguejeira, Boavista, Santa Eufémia já temos pessoas a ser retiradas de casa. Não há casas destruídas pelas chamas, mas andam próximas. Temos idosos a ser retirados e contamos com a ajuda da GNR”, afirma o autarca.
A A1 e o IC2 estão cortados na zona de Leiria. Gonçalo Lopes pede a quem circule no IC2 que inverta a margem antes de chegar a Pombal.
Pelas 17h00 desta terça-feira, o incêndio estava a ser combatido por 266 bombeiros, 77 viaturas e três meios aéreos, indica a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O fogo teve início esta terça-feira, ao meio-dia, numa zona de povoamento florestal.
Subiu de oito para 13 o número de distritos de Portugal continental em aviso vermelho devido ao calor, indica o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Com aviso vermelho, tendo em conta os valores extremamente elevados da temperatura máxima esperados para esta terça-feira, estão agora os concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre.
Sob aviso laranja (persistência de valores muito elevados da temperatura máxima) mantêm-se Lisboa, Setúbal, Évora e Beja, e Faro, a amarelo.