Em Portugal, existe 23 casos confirmados de “monkeypox” ou varíola dos macacos, uma doença com sintomatologia ao nível da pele, sobretudo.
A informação é avançada nesta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Foram confirmados mais nove casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, 23 casos confirmados. Aguardam-se resultados relativamente a outras amostras”, refere o comunicado.
Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) na quinta-feira, ao final do dia.
“Entre as amostras disponíveis, foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva”, indica ainda a DGS.
14 novos casos em Madrid
Espanha também está a registar um surto da doença. Nesta sexta-feira, as autoridades regionais de Madrid confirmaram a existência de 14 novos casos, elevando o número total no país para 21.
O número poderá aumentar, tendo em conta que existem ainda 20 casos suspeitos, 19 na região central de Madrid e um nas Ilhas Canárias.
A varíola dos macacos é uma infeção viral geralmente leve. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e erupções cutâneas.
Os primeiros casos foram detetados na Grã-Bretanha, onde as autoridades estão a oferecer uma vacina contra a varíola a profissionais de saúde e outros que possam ter sido expostos.
Espanha tem avaliado diferentes opções terapêuticas, como antivirais e vacinas, mas até agora todos os casos apresentam sintomas ligeiros, pelo que as autoridades não consideraram necessário introduzir qualquer tratamento, anunciou a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias.
A doença já foi detetada em outros países europeus.