"Regresso ao futebol português poderia ser bom para Trincão"
23-03-2022 - 12:45
 • José Barata

O avançado do Barcelona está no radar de Benfica e Sporting. João Aroso acredita que poderia ser bom para Francisco Trincão regressar a Portugal, para se afirmar e jogar mais.

João Aroso, que treinou Francisco Trincão durante duas temporadas na equipa B do Sporting de Braga, admite que um regresso a Portugal, para ganhar minutos, poderia ser positivo para o jovem extremo.

Está emprestado ao Wolverhampton pelo Barcelona, Trincão pode voltar a ser cedido. É nessa perspetiva que Benfica e Sporting desejam contar com o antigo jogador do Braga para a próxima época, segundo o "Record". João Aroso, comentador Bola Branca, aprova um eventual regresso do internacional português, de 22 anos, ao futebol nacional.

"O regresso ao futebol português poderia ser bom para o Trincão, embora acredite que, se continuar no Wolverhampton, vai conseguir conquistar o seu espaço, apesar da concorrência muito forte. Ele precisa, sobretudo, de jogar com regularidade. Conheço-o bem, tem uma qualidade enorme, mas precisa de jogar, porque está numa fase de afirmação", vinca.

João Aroso lembra que Trincão já é internacional AA por Portugal e que "tem uma confiança grande nas suas capacidades". Porém, não jogar com regularidade "acaba por travar a ascensão grande que estava a ter":

"Independentemente de jogar no Sporting ou no Benfica, ou mesmo continuar no Wolverhampton, ele tem qualidade para se impor e para jogar, voltando ao caminho de progressão que estava a ter na carreira."

Ida para o Barcelona pode ter sido prematura


Na época passada, Francisco Trincão marcou três golos pelo Barcelona, os três na Liga espanhola. Marcou presença em 42 jogos em todas as competições, incluindo a Liga dos Campeões, mas só foi titular em dez ocasiões, num sinal de que a ida para o Barça pode ter sido prematura.

"Talvez o passo de ir para o Barcelona tenha sido algo cedo, lembrando até os casos do Ricardo Quaresma e do Simão Sabrosa, que também de forma prematura foram e não se conseguiram impor, e depois foram jogadores de extraordinária dimensão. Pode ter acontecido isso ao Trincão numa fase difícil do Barcelona, mas é um jogador de enorme qualidade", assinala João Aroso, nestas declarações à Renascença.

Esta época, Francisco Trincão soma dois golos e uma assistência em 24 jogos pelo Wolverhampton. Brilhou no mais recente encontro, diante do Leeds United, com um golo e uma assistência em 65 minutos.