A Escola de Pós-Graduação é a mais recente estrutura de formação da Universidade de Lisboa (ULisboa-EPG). Trata-se de um instituto virtual, que reúne as 18 escolas da universidade, com as suas várias áreas de investigação e conhecimento e com a missão de promover a formação ao longo da vida.
A ULisboa-EPG organiza-se como espaço transversal de formação, em que a complementaridade de saberes e a otimização das redes existentes ao nível das diferentes escolas da universidade criam sinergias, entre si e com outras entidades públicas e privadas.
Para o vice-reitor da Universidade de Lisboa, João Peixoto, trata-se de abrir uma oportunidade "numa área que não tem sido privilegiada no ensino superior português".
À Renascença, João Peixoto diz que a ideia é permitir aos trabalhadores "melhorar níveis de conhecimento" ao mesmo tempo que podem "valorizar-se profissionalmente". Com estas novas formações, abre-se também a porta à possibilidade de "reciclar quem está no mercado de trabalho e queira mudar de funções", acrescenta.
Estão disponíveis mais de 160 cursos, agrupados em nove áreas distintas:
- Agricultura, Ciências Veterinárias
- Recursos Naturais, Ambiente e Energia
- Humanidades, Artes e Cultura
- Ciências Sociais, Ciências Empresariais e Direito
- Educação e Formação
- Saúde e Ciências do Desporto
- Ciência de Dados, Tecnologias de Informação e Transição Digital
- Engenharia, Tecnologias e Industrialização
- Território, Urbanismo e Arquitetura
Os cursos encontram-se agrupados em três graus de profundidade distintos - formação básica, atualização/requalificação e formação/complemento especializado –, daí dependendo o valor de propina, que pode oscilar entre os 100 e os 2.500 euros.
Já a duração do curso pode variar entre as 28 e as 1680 horas.
João Peixoto esclarece ainda que estas pós-graduações não conferem grau: "não estamos a falar de licenciaturas, mestrados ou doutoramentos". Contudo, garantem créditos, ou seja, as pessoas podem continuar a aprendizagem e capitalizar créditos. O vice-reitor da UL diz que "são formações muito práticas e mais flexíveis do que todas as outras".
Formação para professores se atualizarem na área das novas tecnologias
A nova Escola de Pós-Graduação tem cursos que podem ser úteis para os professores, uma vez que concedem créditos. São lecionados no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa.
João Peixoto reconhece que "há cursos que estão relacionados com as necessidades concretas dos professores". Entre eles, destacam-se o curso de Literacia Digital e Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico, áreas em que muitos estabelecimentos de ensino ainda se debatem com a falta de professores, nomeadamente na zona de Lisboa e no Algarve.
A ULisboa-EPG é uma oportunidade criada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em particular, pelo programa “Impulso Adulto”, que financia estes cursos. Parte são oferecidos em regime diurno, outros em regime pós-laboral e alguns deles inclusivamente online.
Toda a informação está disponível no site da Universidade de Lisboa.