O Bloco de Esquerda não deverá entregar, para já, projecto de lei para acompanhar a petição que pretende despenalizar a eutanásia.
A petição vai ser entregue, no Parlamento, na próxima terça-feira, dia 26, nas mãos do próprio presidente da Assembleia Ferro Rodrigues, mas só mais tarde é que os bloquistas pretendem apresentar iniciativa legislativa.
A ideia da direcção do Bloco de Esquerda é que se faça o debate em torno da petição e usar todos os meios da comissão de especialidade para que se faça o debate no Parlamento.
Segundo fonte parlamentar bloquista, este é ainda o tempo do debate e de valorizar a petição e que o projecto de lei sobre despenalização da eutanásia será entregue até ao final da legislatura com a pretensão de autonomizar o debate da petição, havendo assim dois momentos e não apenas um de discussão.
Segundo a mesma fonte parlamentar, estes dois momentos de discussão e não apenas um servem para dar força à causa da despenalização da eutanásia.
Há, para já, um diferendo parlamentar sobre se este é um tema da primeira comissão de assuntos constitucionais, liberdades e garantias ou da comissão de saúde ou de ambas.