O Governo reafirma que vai fazer de tudo para garantir que todos os meios aéreos de combate a incêndios possam estar disponíveis no Verão.
Eduardo Cabrita esteve, esta segunda-feira, reunido na Comissão Nacional de Proteção Civil, num encontro que serviu para aprovar a Diretiva Operacional Nacional.
No final, o ministro da Administração Interna garantiu que o objetivo é ter aviões e helicópteros disponíveis durante todo o ano.
“Garanto que vamos ter o que nunca tivemos, vamos ter helicópteros e aviões disponíveis não numa fase – não me ouvira falar em fases – vamos ter helicópteros e aviões disponíveis todo o ano”, diz.
“Neste momento estão adjudicados os helicópteros e os aviões que vão estar ao serviço dos portugueses todo o ano. Estamos neste momento a tratar da contratação daqueles que apenas serão necessários durante uma parte do ano”, explica ainda Eduardo Cabrita.
Mas a Liga dos Bombeiros desconfia da capacidade do Governo para assegurar meios aéreos de combate a incêndios ao longo de todo o ano. Jaime Marta Soares diz que não duvida das intenções do ministro, mas lembra que "de boas intenções está o mundo cheio" e alerta contra o "excesso de otimismo" do ministro. Afinal, nesta altura, ainda não conseguiu contratar 28 meios aéreos para o combate aos incêndios.
[atualizado às 23h37]