Afonso não estava na ficha de jogo do clássico, mas foi decisivo no primeiro golo do FC Porto, na vitória sobre o Benfica, por 3-1. Fábio Vieira foi quem marcou, mas só foi possível porque Afonso, o apanha-bolas que estava ao lado do banco dos dragões, estava dentro do jogo.
Sérgio Conceição apercebeu-se e reconheceu o mérito de "menino que sonha estar dentro daquele retângulo mágico".
"É de louvar. Gosto que até os apanha-bolas estejam a viver o jogo, por isso lhe dei os parabéns. Entretanto, mandei-o chamar. Ele faz parte dos sub-14 e é um menino que sonha estar dentro daquele retângulo mágico. Espero que sim, porque da forma que ele vive tem mais probabilidade de isso acontecer", disse o treinador, após o jogo, em conferência de imprensa.
Afonso entrou no jogo, após um lançamento longo de Diogo Costa. Na sequência de um canto do Benfica, o guarda-redes lançou ataque rápido, com Vlachodimos forçado a jogar para fora.
Veja o momento em que Afonso entra no jogo:
A bola saiu pela linha lateral e o apanha-bolas, que joga nos sub-14 do FC Porto, devolveu-a rapidamente a Manafá, permitindo que o lateral fizesse o arremesso antes de o Benfica se reequilibrar.
Daí até ao desfecho, tudo continuou a alta velocidade, com Taremi a receber e assistir Fábio Vieira para o golo. O Porto desbloqueou o marcador, logo após o Benfica ter tido uma oportunidade de golo, nos pés de Yaremchuk.
Poucos minutos depois do primeiro golo, os dragões fizeram o segundo e acabaram por vencer o clássico, por 3-1, mantendo, assim, a liderança do campeonato, com os mesmos 44 pontos que o Sporting.