Comboio histórico de Natal a vapor vai fazer 24 viagens até 5 de janeiro
18-12-2024 - 17:51
 • João Pedro Quesado

Locomotiva centenária e carruagens do comboio histórico do Douro circulam entre o Porto e Ermesinde ao fim de semana.

O comboio histórico de Natal a vapor, realizado pela CP, vai voltar aos carris entre o Porto e Ermesinde no sábado, dia 21 de dezembro. O comboio vai funcionar apenas aos fins de semana, até 5 de janeiro, e fazer quatro circulações por dia, duas em cada sentido.

A locomotiva a vapor e as cinco carruagens habitualmente utilizadas para o comboio histórico do Douro vão partir às 15h03 e 19h37 da estação de São Bento, no Porto, e às 16h40 e 21h25, de Ermesinde. Cada comboio tem 254 lugares, com cada bilhete (válido por apenas uma viagem) a custar 11 euros para adultos e 5,5 euros para crianças entre 4 e os 12 anos - para ir e voltar ao Porto ou a Ermesinde, é preciso comprar dois bilhetes, como é o caso com qualquer outro comboio da CP.

As carruagens circulam "decoradas de luzes e enfeites de Natal". Dentro, diz a transportadora pública, há "animação de um grupo de teatro, com entrega de doces a quem viaja".

O comboio, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, serve ainda para levar visitantes à aldeia e "maior árvore de Natal do país", em Ermesinde, no parque urbano da cidade.

A locomotiva centenária destacada pela CP para este serviço, com o número 0186, é a única da série que está ao serviço - das dez compradas à construtora Henschel & Sohn em 1924, seis foram demolidas e três estão encostadas.