Como vão funcionar urgências centralizadas de Urologia e Gastroenterologia em Lisboa?
08-05-2023 - 07:53
 • André Rodrigues

A partir desta segunda-feira, a urgência metropolitana de ambas as especialidades será garantida pelos hospitais de Santa Maria e de São José. Durante a noite, os serviços de urgência de Urologia e Gastroenterologia vão funcionar em regime de rotatividade entre ambas as unidades hospitalares.

Esta segunda-feira entra em vigor a centralização das urgências de Urologia e de Gastroenterologia em Lisboa. Trata-se de mais um passo na reorganização dos serviços de saúde na região.

A partir desta semana, a urgência metropolitana de Urologia e de Gastroenterologia passa a ser garantida pelos hospitais de Santa Maria e São José, em Lisboa, mas só durante o dia. No período noturno, a urgência metropolitana destas duas especialidades vai funcionar num polo único, em regime de rotação semanal.

Como assim em rotação semanal?

Significa que, durante o dia, a urgência metropolitana das especialidades de Urologia e de Gastroenterologia vai funcionar, diariamente e em presença física, tanto no hospital de Santa Maria, como no de São José.

Já à noite, a urgência metropolitana vai funcionar rotativamente num dos polos - Santa Maria ou São José -, sendo que em Gastroenterologia vai ser em regime de prevenção.

A urgência de Urologia vai funcionar com presença física e o polo que não estiver ativo no horário noturno mantém-se de prevenção, para apoio aos doentes internados.

Qual é o período diurno e o período noturno?

O período diurno engloba o funcionamento das 8h00 às 20h00. Já o período noturno garante o horário "inverso": das 20h00 às 8h00.

Esta medida abrange dois centros hospitalares, num total de oito unidades de saúde: Centro Hospitalar Lisboa Norte, que, além do Santa Maria, inclui o Hospital Pulido Valente. Já o Centro Hospitalar Lisboa Central inclui os hospitais de São José, Capuchos, Santa Marta, Estefânia, Curry Cabral e ainda a Maternidade Alfredo da Costa.

Este modelo já foi aplicado noutras zonas do país?

Sim e precisamente com estas duas especialidades de Gastroenterologia e Urologia. Já existem, em funcionamento regular, urgências centrais na Área Metropolitana do Porto.

No caso de Urologia, o sistema também avançou este ano na região do Minho.

Mas há outras especialidades em que esta reorganização já foi feita?

Sim. É o caso da Pediatria. Desde 1 de abril que os serviços de urgência de Pediatria dos hospitais S. Francisco Xavier, Beatriz Ângelo e do Hospital de Torres Vedras estão a encerrar a partir das 21h00. Uma das preocupações era o eventual encerramento de urgências pediátricas - algo que não irá acontecer.

De recordar, contudo, que, no caso do Hospital Beatriz Ângelo, o serviço de urgência já estava fechado à noite e aos fins de semana por falta de profissionais.

Das 14 urgências pediátricas de Lisboa e Vale do Tejo, a maior parte continua a funcionar 24 horas por dia?

Sim, a esmagadora maioria. Dos 14 serviços de urgência pediátrica, 11 continuam abertos 24 horas por dia: Torres Novas, Caldas da Rainha, Santarém, Santa Maria, Estefânia, Amadora-Sintra, Vila Franca de Xira, Cascais, Garcia de Orta e Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.

Já a urgência pediátrica do Hospital de Setúbal mantém-se aberto 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira, mas encerra ao fim de semana, de duas em duas semanas.