O novo boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) avança que há 59 pessoas infetadas em Portugal.
A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 471 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.
Há ainda 3.066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Por causa da situação, o Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas. Ordenou também a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.
Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.
Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.376 mortos e mais de 121 mil infetados em 120 países e territórios. Mais 66 mil pacientes recuperaram.
Os países mais afetados depois da China são Itália (631 mortes), Irão (354 mortes) a Coreia do Sul (61 mortes) e França (33 mortes).
O Brunei e a Turquia anunciaram o diagnóstico dos primeiros casos.