Há, pelo menos, 10 vítimas mortais na sequência da passagem do furacão “Irma” pelas Caraíbas. É o mais recente balanço avançado pela imprensa internacional. Só na ilha de Saint Martin as autoridades reportam a existência de oito mortos.
De acordo com a informação prestada à Renascença pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, não há registo de portugueses entre as vítimas nem foi recebido qualquer pedido de ajuda.
Há, no entanto, a indicação de quatro turistas portugueses que que estavam na zona de Cayo Coco, em Cuba, vão ser transportados para a capital Havana por uma questão de prevenção.
O secretário de estado explica ainda que têm recebido contactos de familiares de residentes em algumas das zonas atingidas pelo furacão, em particular na ilha francesa de São Bartolomeu.
O “Irma” deixou atrás de si um rasto de destruição. As ilhas de Saint Martin, São Bartolomeu e Barbuda ficaram totalmente devastadas.
O temporal deve chegar à República Dominicana nas próximas horas e deverá tocar as ilhas Bahamas esta quinta-feira à noite.
No fim de semana, o furacão é aguardado no estado norte-americano da Florida. Os especialistas admitem que possa começar a perder força a partir dessa altura.