O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, decidiu deslocar-se a Ghouta conduzindo o seu automóvel. “Vamos a Ghouta, ver a situação”, diz o presidente sírio no primeiro de oito vídeos que estão disponíveis desde domingo à noite na conta oficial da presidência síria na rede social Twitter.
Vestido de forma informal, os vídeos mostram Assad a sair de Damasco e a conduzir até Ghouta. Uma vez chegado ao local, encontra-se com militares e com civis.
Num encontro com comandantes militares, Assad dá instruções para evitar mortes de civis, porque “talvez os terroristas se escondam atrás dos civis”.
Esta é a primeira visita do presidente sírio à região, em vários anos.
As forças do regime sírio recuperaram este sábado aos rebeldes duas localidades em Ghouta oriental, onde o governo de Bashar al-Assad continua uma ofensiva para reconquistar toda a região, enclave dos insurgentes nos arredores de Damasco, indicou uma ONG.
O regime recuperou as localidades de Kfar Batna e Saqba, numa zona controlada pelo grupo islamita Faylaq al-Rahmane, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
O exército sírio, apoiado pelo seu aliado russo, prossegue os bombardeamentos das áreas rebeldes de Ghouta oriental, que tem sitiada desde 2013.