Se terminar invicto, será "o melhor Sporting de sempre"
10-05-2021 - 11:00
 • Rui Viegas Pedro Castro Alves

Ricardo Sá Pinto, ex-treinador dos leões, campeão em 2001/02 antecipa a festa do Sporting na ronda 32 da Liga. Ricardo Sá Pinto, de saída da Turquia, não descarta voltar ao nosso futebol já na nova época.

Ricardo Sá Pinto considera que se o Sporting acabar o campeonato sem derrotas, estaremos perante a melhor equipa de sempre dos leões.

Em entrevista a Bola Branca, quando o conjunto de Rúben Amorim começa a nova semana a dois pontos de garantir matematicamente o título de 2020/21, Sá Pinto, campeão em 2001/02, destaca o facto de o Sporting estar à beira de um feito inédito: ganhar a Liga sem derrotas.

"A nível de resultados sim, ficará com certeza na história, como invencível", começa por considerar, ao mesmo tempo que relativiza o ser - ou não - campeão com antecedência, beneficiando de eventual novo deslize do FC Porto (esta segunda-feira frente ao Farense), no dia anterior à receção sportinguista ao Boavista, na jornada 32.

"Falo por experiência. Não me estragou nada quando fomos campeões no sofá. O que era para nós importante era o título. Para eles, agora, será indiferente a forma como ganham. Querem é ser campeões", refere Ricardo Sá Pinto, que vê a conquista, a acontecer, como um desfecho justo para o clube e para o treinador Rúben Amorim, em particular. Isto numa época em que outros fatores também ajudaram ao sucesso.

"[Título] No meio de uma adversidade, mas sem desgaste maior pela ausência das provas europeias. E, a seguir, com mérito do Rúben, que não teve a pressão do público. A estrela também acompanhou a equipa. Para mim, a vitória em Braga deu o título ao Sporting, conseguiu sentenciar o campeonato aí, e acho que foi uma vitória justa", classifica o ex-dirigente, treinador e atacante dos leões.

O Sporting tem a oportunidade de voltar a ser campeão, 19 anos depois. Dessa equipa campeão fazia parte Sá Pinto, atualmente treinador dos turcos do Gaziantepsor, equipa que deixará no final da época.

O Sporting recebe o Boavista na terça-feira, para a ronda 32 do campeonato. Se vencer, garante o título. Caso o FC Porto não vença o Farense, esta segunda-feira, os leões também garantem o primeiro lugar. Ambos os jogos têm acompanhamento em direto na Renascença e ao minuto em rr.sapo.pt.

A equipa de Rúben Amorim ainda não perdeu na I Liga esta temporada.