O Sporting pode perder dinheiro com a saída de Rúben Amorim para o Manchester United?
30-10-2024 - 09:12
 • André Rodrigues , Sérgio Costa , Jaime Dantas

No explicador Renascença desta quarta-feira, falamos sobre o tema do momento do futebol português: a possível saída de Rúben Amorim do Sporting para ir treinar o Manchester United. Mesmo com o encaixe da cláusula de rescisão, o Sporting pode receber menos do que pagou pelo treinador.

Que contas são estas?

Na verdade, quando saiu de Braga para Alvalade, Rúben Amorim custou 14,6 milhões de euros aos cofres leoninos. Decompondo por parcelas: 10 milhões foi o valor acordado pela transferência. A esse valor acresceram 1,2 milhões de penalização pelo Sporting ter falhado o primeiro pagamento, mais 850 mil euros em juros. Em cima de todos esses valores, o Sporting ainda teve de pagar dois milhões e meio de IVA, o que dá esse total de 14,6 milhões de euros que o Sporting teve de gastar pela contratação de Ruben Amorim, em setembro de 2020.

Então isso significa que o Sporting vai perder dinheiro com a saída de Amorim para o United?

Pode perder dinheiro. No entanto, de acordo com a imprensa desportiva, aos 10 milhões da cláusula de rescisão, Frederico Varandas terá exigido mais 5 milhões para que a restante equipa técnica possa rescindir e rumar a Old Trafford. Se o United pagar este acréscimo, o Sporting pode equilibrar os valores entre a contratação de Ruben Amorim ao Braga e a saída do treinador para Inglaterra. Ou seja, fica ela por ela. Não há lucro, nem prejuízo.

O Manchester United já respondeu a esta exigência?

Não há nada de oficial. O que se sabe é que o clube inglês quer que Ruben Amorim esteja o quanto antes a orientar a equipa e, de preferência, já no domingo em plenas funções, no jogo com o Chelsea para a Liga inglesa.

Contudo, o Sporting tem 30 dias para libertar o treinador, mesmo com o clube comprador a bater o valor da cláusula. Ora, os cinco milhões a mais que o Sporting está a exigir ao United é precisamente para abdicar desse período de 30 dias e, assim, poder libertar Amorim o mais depressa possível.

Então, o jogo de ontem à noite com o Nacional da Madeira pode ter sido o último de Ruben Amorim no Sporting?

O próprio evita responder a essa questão. Na conferência de imprensa, Amorim disse que nada está decidido e que o que acontecer nas próximas horas ou dias será sempre uma escolha sua. Portanto, a bola está do lado de Ruben Amorim.

No imediato - e essa foi uma garantia deixada pelo próprio Ruben Amorim - esta manhã há treino em Alcochete para preparar o jogo com o Estrela da Amadora. E vai ser orientado pelo ainda treinador do Sporting.

Mas se a saída se concretizar, quem vai ser o substituto de Ruben Amorim no Sporting?

A confirmar-se a saída de Rúben Amorim, o Sporting terá escolhido João Pereira, atual treinador da equipa B, para ser o treinador principal até ao final da presente temporada.