Avião militar russo cai com 92 pessoas a bordo
25-12-2016 - 09:17

Entre os passageiros estava um grupo de músicos que iria dar um concerto de Ano Novo na Síria para os militares russos. No aparelho seguiam ainda vários jornalistas dos principais canais de televisão.

Um avião militar que tinha como destino a Síria caiu no mar Negro com 92 pessoas a bordo, segundo informou o Ministério da Defesa da Rússia.

Os destroços foram localizados no mar, a uma profundidade entre os 50 e os 70 metros. Em declarações citadas pela agência Reuters, o major-general Igor Konashenkov avançou que não há sobreviventes deste acidente.

O aparelho, modelo Tupolev-154, com 83 passageiros e oito tripulantes, tinha descolado do aeroporto de Sochi, zona balnear do Mar Negro, e dois minutos depois desapareceu dos radares. O Tu-154 procedia de Moscovo e tinha feito escala no aeroporto de Sochi para reabastecer.

Entre os passageiros a bordo estava um grupo de músicos do coro do Exército Vermelho que iria dar um concerto de Ano Novo na Síria para os militares russos e vários jornalistas dos principais canais de televisão.

Quatro barcos, quatro helicópteros, um avião e um drone foram enviados para fazer buscas na zona.

O presidente do Conselho da Federação para a Defesa e Segurança, Viktor Ozerov, declarou que não há nenhuma hipótese de ter sido um atentado, apontando falha técnica ou erro humano como causas do acidente.

"Eu nem considero a hipótese de um atentado. É um avião do Ministério da Defesa, estava no espaço aéreo da Federação da Rússia, tal cenário não é possível ", afirmou Ozerov.

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou segunda-feira dia 26 um dia de luto nacional na Rússia como homenagem da nação russa às vítimas desta tragédia.

O Presidente sírio, Bashar Al-Assad, enviou uma mensagem de condolências ao seu homónimo russo.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também endereçou condolências ao Presidente russo pela queda do avião Tu-154.

[Notícia actualizada às 17h00]