A antiga líder da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi anunciou esta sexta-feira que se vai recandidatar a um novo mandato no Congresso dos Estados Unidos, numa altura em que os democratas tentam recuperar a maioria nas eleições de 2024.
Eleita pela primeira vez para o Congresso em 1987, Pelosi tornou-se na primeira mulher a assumir a presidência da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano) em 2007, um cargo que reassumiu em 2019.
Pelosi, de 83 anos, dirigiu a câmara baixa do Congresso quando o seu partido, o Partido Democrata, garantiu diversos sucessos legislativos, incluindo a aprovação do 'Affordable Care Act', a lei que introduziu proteções de base para todos os norte-americanos que pretendam aceder a cuidados de saúde.
A sua liderança também coincidiu com a Presidência de Donald Trump e com o turbulento período dos dois processos de destituição que visaram o chefe de Estado republicano.
O anúncio de Pelosi surgiu durante um evento em São Francisco, zona que representou durante mais de 35 anos.
O anúncio põe fim a qualquer conversa sobre a reforma da líder democrata de longa data que, com o título honorífico de presidente emérita, continua a ser uma líder influente, uma figura central do partido e uma grande angariadora de fundos para os democratas.