"É preocupante para o futuro" que a maioria dos alunos do 8.º ano não gostem de aprender Matemática, alerta a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
O SPM alerta que, em causa, está um "problema cultural", que "vem de casa". "Se uma criança chega a casa e diz que não gosta de Inglês, ou não gosta de História, a reação usual dos pais é dizer que têm de gostar, mas se a criança diz que não gosta de Matemática, a reação típica dos pais é dizer que é uma disciplina muito difícil".
Em declarações à Renascença, José Luis Santos admite que "as crianças são bombardeadas com aquela atitude" e que, por isso, "é natural que não gostem e que desistam muito mais facilmente".
O presidente da SPM defende que as próprias escolas deviam criar "atividades extra-letivas que se centrem em resolver desafios de Matemática mais interessantes".
O estudo internacional TIMSS revela que a maioria dos alunos do 8.º ano não gosta da disciplina de Matemática. A nível internacional, 46% dos alunos reportaram não gostar de aprender Matemática. Já em Portugal a média sobe para os 58%.