A lançadora do peso Auriol Dongmo, atual campeã europeia e mundial em pista coberta, renovou o contrato que tem com o Sporting desde 2017, anunciou o clube lisboeta esta sexta-feira.
“É com muita alegria que renovo contrato porque me sinto em casa desde o primeiro dia no Sporting. O clube sempre me apoiou e acreditou em mim, o que é muito importante”, disse a atleta, de 32 anos, em declarações ao canal televisivo dos leões.
Nascida nos Camarões, a atleta, que tem dupla nacionalidade e compete por Portugal desde 2020, elegeu o ouro conquistado em 2021 nos Europeus de pista coberta como o momento mais especial da carreira.
“Foi a primeira vez que representei a seleção nacional e foi um momento mais emocionante do que qualquer outro”, disse Dongmo, recordista de Portugal (20,43 metros) e atual terceira classificada do "ranking" mundial.
Depois de há poucas semanas ter conquistado o ouro nos Jogos Europeus, Auriol Dongmo disse estar agora empenhada em conseguir um bom resultado nos Mundiais, que decorrerão em Budapeste, entre 19 e 27 de agosto.
“Estou a trabalhar para isso já há muito tempo porque faz parte do planeamento para esta época. Vou dar tudo para chegar lá preparada para ganhar”, garantiu a atleta, assumindo o sonho de conseguir uma medalha olímpica em Paris, depois de ter sido quarta classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Dongmo referiu que ganhar uma medalha nos Jogos “é um grande objetivo”, acrescentando: “Nos outros anos não correu bem, mas vou dar tudo e trabalhar para fazer melhor em França”.
Miguel Afonso, vogal do Conselho Diretivo do Sporting com o pelouro das modalidades, expressou a alegria do clube em renovar com a atleta, que classificou como “uma enorme campeã nas pistas” e “ uma pessoa admirável e maravilhosa que já ganhou tanto e continua com a humildade que demonstra diariamente, é um exemplo fantástico”.