Um incêndio florestal que lavra no concelho de Baião, no distrito do Porto, foi dado como dominado antes das 20 horas desta segunda-feira, disse fonte da Proteção Civil municipal. As chamas chegaram a ter 5 frentes ativas.
Pelas 18h50, o incêndio tinha uma frente ativa, duas em rescaldo e as outras duas prestes a chegar à fase de rescaldo, consumindo zonas de mato e eucalipto, mas sem pôr casas em risco.
O fogo lavra desde as 10h51, nas zonas de Tresouras e Gestaçô, em áreas com grande declive, acrescentou a fonte.
Às 21h19, o incêndio estava a ser combatido por 150 efetivos, apoiados por 49 viaturas, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Por precaução, disse a mesma fonte, foi encerrada à circulação uma estrada que liga a Senhora da Graça a Anquião, em Gestaçô.
Ninguém corre perigo de vida
À Renascença, o presidente da Câmara Municipal de Baião confirma a grande dimensão do incêndio e assegura que, neste momento, ninguém corre risco de vida entre a população.
Ainda segundo Paulo Pereira, o grande declive do terreno e o vento moderado que se faz sentir está a dificultar o combate ao fogo.
[Notícia atualizada às 21h24 de 8 de julho de 2024]