O Governo vai aprovar, na quinta-feira, uma nova estratégia de inovação para Portugal 2018-2030, “com metas claras”, incluindo um investimento global em Inovação e Desenvolvimento (I&D) até 2030, anunciou o primeiro-ministro, esta quarta-feira, no parlamento.
Outra das metas do Governo nesta estratégia, anunciada por António Costa, no debate quinzenal, na Assembleia da República, em Lisboa, será democratizar o acesso ao ensino superior.
O objetivo é alcançar “níveis de participação na ordem dos 60%, entre os jovens de 20 anos, e alargar para 50% o número de graduados na faixa etária de 30-34 anos”.
Por outro lado, no Conselho de Ministros de quinta-feira, o Governo vai aprovar o programa “GoPortugal”, que inclui o apoio a novos acordos de colaboração entre Portugal e a Carnegie Mellon University, o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), a Universidade do Texas, em Austin, e a Sociedade Fraunhofer.
Um quarto ponto será a aprovação de Lei da Ciência para “modernizar o regime jurídico das instituições que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico” e de forma a reforçar “as condições de emprego científico e qualificado”.