Um sistema de sensores de inundação nos principais túneis rodoviários de Lisboa, equipamentos que vão permitir a "antecipação de meios de prevenção e socorro", está a ser instalado pela Câmara Municipal, foi nesta quarta-feira revelado.
"Estes sensores [...] vão permitir a monitorização e deteção precoce de fenómenos com potencial risco de danos humanos e materiais causados por inundações, permitindo a antecipação de meios de prevenção e socorro", lê-se na página do município na rede social Facebook.
A autarquia refere ainda que vão ser instalados "sensores de caudal" em "caneiros e condutas da cidade".
De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, a instalação dos sensores deverá terminar este mês e faz parte de um projeto-piloto que pretende "afinar "dashboards" (painéis de métricas e indicadores) e testar a alarmística em caso de inundação".
Os sensores de inundação vão ser instalados nos túneis da Avenida João XXI, Campo Pequeno, Entrecampos, Campo Grande Nascente, Campo Grande Poente, Rua Batista Russo, Rua da Palma e em Alcântara.
Recorde-se que, as últimas chuvas que ocorreram entre 7 e 14 de dezembro 2022 causaram, só em Lisboa, um prejuízo total de 49 milhões de euros".
Segundo o município de Lisboa, 34 milhões de euros (70%) corresponderam a danos em equipamentos e infraestruturas públicas da cidade e 15 milhões de euros (30%) a estragos em atividades económicas, comércio e serviços e habitações privadas.