Pedro Proença vai recandidatar-se à presidência da Liga de Clubes. O ex-árbitro e atual presidente vai avançar para a liderança do organismo num terceiro mandato.
O dirigente vai oficializar a recandidatura numa conferência de imprensa esta quinta-feira, às 11h30, no Hotel Pestana Palace Freixo, no Porto.
Proença, de 52 anos, é o presidente da Liga de Clubes desde julho de 2015 e tinha mantido o "tabu" sobre o tema nos últimos meses. Vários clubes já tinham demonstrado publicamente a vontade que Pedro Proença fosse candidato.
O próximo mandato ficará marcado pelo processo de negociação de centralização dos direitos televisivos e pela inauguração da nova sede da Liga de Clubes.
Pedro Proença esteve na 2.ª Conferência Bola Branca na segunda-feira e salientou a necessidade de "capacitar os clubes para competirem com os principais concorrentes internacionais", apelando à redução fiscal na modalidade.
"A Liga tem-se batido de forma determinada pelos custos de atividade, falo da revisão da lei dos seguros, que representa um desequilíbrio gritante, são mais de 25 milhões de euros por época. Falo do enquadramento fiscal em sede de IVA, diminuição da taxa para os bilhetes de espetáculos desportivos e atividades passíveis de dedução de impostos, da redução da taxa de IRC ou IRS relativo aos praticantes, benefícios fiscais que permitam um tratamento igual a outros setores profissionais sem o peso do futebol na economia nacional", enumera.