Académica a um passo do precipício. "Não vejo grandes possibilidades de se resolver rapidamente"
11-04-2022 - 18:22
 • José Barata

José Alberto Costa, antigo jogador e treinador da Briosa, espera que o clube consiga ultrapassar o mau momento que está a atravessar na sua história.

A Académica de Coimbra está às portas da descida à Liga 3. O histórico clube português, com a derrota de na Covilhã por 2-0, ficou mais perto da descida ao terceiro escalão do futebol português.

A Académica está em último da II Liga, a 12 ponto lugar de "play-off". Matematicamente, a equipa ainda não está despromovida, mas as possibilidade de manutenção são remotas e pode dar-se o caso de descer já na próxima jornada frente ao Penafiel.

Em entrevista a Bola Branca, José Alberto Costa, que foi jogador e treinador da Académica, fala com mágoa do momento desportivo que a briosa está a viver.

"Passei muito muito tempo na Académica, fui internacional A pela primeira vez pela Académica, antes de ir para o FC Porto. Estive na I Liga na altura em que a Académica tinhas ótimas equipas e lutava pelos lugares de cima na classificação e pelas competições europeias", diz.

O treinador, de 68 anos, recorda que viveu "na pele a fase em que após o 25 de Abril, a Académica teve diversas convulsões, e em que tivemos de recuperar o Clube Académico de Coimbra para mantermos os direitos desportivos".

"Também passei pela Académica OAF, que foi a tentativa de voltar a unir o clube, a Associação e a cidade, mas que infelizmente resultou nesta situação que é triste para todos e que lamento. Não vejo grandes possibilidades de se resolver rapidamente", lamenta.