A bandeira da Ucrânia foi esta sexta-feira hasteada no coração da cidade de Kherson, após a retirada dos militares russos.
Imagens divulgadas nas redes sociais, e já confirmadas pela imprensa internacional, mostram a população e soldados ucranianos a celebrar na Praça da Liberdade e noutras artérias da cidade do Sul da Ucrânia.
“Glória à Ucrânia! Glória aos nossos heróis!” ou “Glória às Forças Armadas da Ucrânia” foram algumas das palavras de ordem ouvidas no centro de Kherson.
As imagens mostram a população com bandeiras da Ucrânia a celebrar emotivamente o fim da ocupação russa, que durava há vários meses.
A entrada das forças ucranianas em Kherson acontece dias depois de a Rússia ter ordenado a retirada dos milhares de soldados para a margem oriental do Rio Dnipro.
Esta sexta-feira, o Ministério da Defesa de Moscovo anunciou que 30 mil soldados abandonaram a região de Kherson. Cerca de 5 mil viaturas militares e peças de armamento também foram retiradas.
Apesar da debandada, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou que a região ucraniana de Kherson, incluindo a capital com o mesmo nome, continua a fazer parte da Rússia.
O território "é um assunto da Federação Russa", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP. "Não pode haver mudança", acrescentou Peskov, no primeiro comentário da Presidência russa sobre a retirada das suas forças de Kherson, que foi concluída hoje.