Começa esta segunda-feira a Web Summit 2019, a quarta edição da cimeira de tecnologia a realizar-se em Portugal. Até quinta-feira são esperados cerca de 70 mil participantes no evento, que contará com mais de 1.200 oradores.
Na sessão de abertura, o principal destaque vai para a intervenção de Edward Snowden, analista de sistemas informáticos que está acusado de espionagem. Snowden vai entrar em direto da Rússia, pais onde está exilado.
Além de Edward Snowden, também os futebolistas Eric Cantona e os brasileiros Ronaldo e Ronaldinho, o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair, a Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, o artista Jaden Smith e o músico Jean-Michel Jarre são alguns dos oradores que vão passar por Lisboa.
Em entrevista à Renascença, o fundador da Web Summit fala dos temas que vão marcar a edição deste ano, como as “fake news”, as alterações climáticas e o Brexit, e revela que está a ser preparada uma homenagem a João Vasconcelos.
Os bilhetes para o evento já estão esgotados. De acordo com a organização, o número de participantes “superou as projeções para a edição deste ano". Também “o número de ‘startups’ e de parceiros excedeu as expectativas em cerca de 20%”, uma vez que serão mais de duas mil as empresas que se darão a conhecer ao longo dos três dias da Web Summit. A estimativa original, indica a organização, era de 1.800 ‘startups’.
A Renascença é, mais uma vez, a rádio oficial do evento.