Cerca de 170 mil pessoas concentraram-se na manhã deste sábado na Praça das Cibeles, no centro de Madrid, em protesto contra o executivo de Pedro Sánchez, avança o jornal espanhol El País. Os dados são avançados pela Delegação do Governo. a organização estima que cerca de 1 milhão de pessoas se poderão juntar à manifestação durante o dia.
A manifestação foi convocada por Mariano Gamo, fundado do Fórum Cívico Espanha e ex-presidente da Sociedade Civil Catalã, sob o mote "Por Espanha, pela democracia e pela Constituição". A este movimento juntaram-se mais de 100 outras associações e organizações.
Os partidos Voz e PP, diz o jornal El mundo, já mostraram o seu apoio pela manifestação. Alfonso Serra, secretário-geral do PP, encorajou os madrilenos a manifestar-se pacificamente contra o acordo do PSOE com os independentistas catalãos e a favor da igualdade entre todos os espanhóis.
O município de Madrid prevê cortes de estradas e condicionamentos de trânsito na cidade durante todo o dia.
Já na passada quinta-feira, quatro mil epssoas se manifestaram em Madrid, diante da sede do PSOE, no dia em que Pedro Sánchez foi reeleito.
Pedro Sanchéz tomou posse na passada sexta-feira como primeiro-ministro de Espanha.
[Atualizada às 13:39 com o número de manifestantes]