A Autoeuropa pode reduzir a produção para apenas um turno diário já a partir de Setembro. A hipótese está a ser analisada em negociações já em curso entre a administração da empresa e a Comissão de Trabalhadores (CT).
Em causa estará, de acordo com a Autoeuropa, a diminuição da procura dos modelos que são fabricados na unidade industrial de Palmela e a necessidade de preparar um novo investimento, de cerca de 700 milhões de euros, para o próximo ano.
António Chora, responsável pela CT da AutoEuropa, disse à Renascença que “o que está em causa é a possibilidade de trabalhar em apenas um turno depois das férias”. Foi, por isso, aberto no dia 19 “um processo negocial” para ser encontrada “uma solução”, acrescenta.
Esta estratégia é “fruto de algumas necessidades para um futuro produto e para um futuro crescimento exponencial da produção”. Como tal, a CT encara o processo “com a maior da naturalidade”.
António Chora garante que nova estratégia não significará, “garantidamente”, despedimentos na Autoeuropa.
Já quanto à dispensa de trabalhadores em empresas que dependem da construtora alemã, tudo dependerá da gestão que irá ser feita.
“Elas já sabem qual vai ser a sua dimensão a partir de meados de 2017 e devem adaptar-se a isso. Penso que a adaptação vai passar pelo crescimento do parque empresarial e não por desemprego. Assim, não faria sentido agora virem a despedir pessoas para depois virem a duplicar as admissões em meados do próximo ano”, sublinha o responsável pela CT da Autoeuropa.