O Papa apelou este domingo ao empenho de todos no combate ao tráfico humano que considera ser uma “chaga vergonhosa”. Francisco associou-se desta forma ao primeiro Dia Internacional de Oração, uma iniciativa do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes da Santa Sé.
Para nos falar desta realidade no nosso país veio conversar connosco a presidente da Comissão de Apoio às Vítimas do Tráfico de Pessoas. A irmã Júlia Barroso diz que foi preciso quase uma década para se reconhecer a dimensão do fenómeno em Portugal, que já não é só pais de trânsito mas também de origem e destino de pessoas traficadas. Ouvimos também o Bispo de Beja, D. António Vitalino, responsável pelo sector da mobilidade humana na Comissão da Pastoral Social.
Antecipando o Dia Mundial do Doente o coordenador nacional dos capelães hospitalares falou-nos da importância que a assistência espiritual e religiosa pode ter para quem está internado, lamentando que muitos profissionais de saúde omitam que esse serviço existe.
Em destaque no programa esteve ainda a “Festa da Luz”, que decorreu este sábado em Évora, uma iniciativa promovida pelo Movimento Fé e Luz, que apoia pessoas com deficiência intelectual e as suas famílias. Falámos ainda dos Cursilhos de Cristandade, que já são um Movimento Pontifício.
A reforma da Cúria que o Papa quer implementar será de continuidade, ou de ruptura? Na véspera de começar, no Vaticano, a reunião plenária do grupo de 9 Cardeais, a reflexão foi feita na crónica desta semana assinada pelo padre Tiago Freitas, responsável pela comunicação da arquidiocese de Braga.