O presidente do PSD, Rui Rio, rejeita o pedido da Iniciativa Liberal (IL) para o seu grupo parlamentar ficar ao centro no hemiciclo da Assembleia da República, entre o PS e os sociais-democratas.
"Não aceitaremos isso de forma alguma. Isto anda próximo de ser uma brincadeira de mau gosto", afirmou Rui Rio, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.
O líder cessante do PSD não tem dúvidas de que o lugar da Iniciativa Liberal é no lado direito do hemiciclo, devido às ideias defendidas pelo partido de João Cotrim Figueiredo.
"A Iniciativa Liberal defende a privatização forte da economia. Defende a privatização da Caixa Geral de Depósitos, da RTP, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social... Não estou a dizer nem bem nem mal. Estou a constatar. Defende exatamente o contrário do PCP", sublinha Rui Rio.
Para o líder do PSD, "do ponto de vista ideológico é indiscutível que a Iniciativa Liberal se situa à direita do PSD, que é um partido social-democrata, nem sequer é democrata-cristão".
"Não podemos aceitar isso de forma alguma", rematou Rui Rio.
A Iniciativa Liberal pediu para mudar de lugar no hemiciclo do Parlamento e passar para o centro, o "mais distante dos extremos", uma pretensão que já foi apresentada formalmente, disse fonte oficial do partido.
Nas declarações desta quinta-feira aos jornalistas, Rui Rio adiantou que o PSD ainda não decidiu quem será o novo líder parlamentar ou candidato à vice-presidente da Assembleia da República. Os nomes serão conhecidos nos próximos dias.