Rúben Amorim, treinador do Sporting, quer vencer o Ajax na estreia na Liga dos Campeões, um clube que considera semelhante aos leões na filosofia de apostar na formação, mas num momento diferente do projeto.
"São dois clubes com a mesma filosofia. O Ajax aposta muito na juventude, cria grandes jogadores como o Sporting, mas são dois clubes em momentos diferentes. Basta olhar para o Ajax, pela experiência e investimento, foram à meia-final da Liga dos Campeões em 2019. São equipas parecidas, mas o Ajax é uma equipa muito mais experiente nestes momentos, mas não damos nada como perdido, somos irreverentes e encaramos os jogos da mesma forma", disse.
O Ajax foi à meia-final da Liga dos Campeões em 2018/2019, mas Amorim recusa comparações da equipa atual dos leões a essa formação holandesa.
"Mesmo assim são diferentes, essa equipa jogava um futebol muito bonito e prático. Tinha muito talento, com jogadores com muita experiência na Europa, não há comparação. O Ajax também tem jogadores com experiência agora, com extremos abertos, muita qualidade e isso vem do treinador, que se manteve estes anos todos, conhece bem o clube. Tudo isto misturado torna o Ajax muito perigoso", atira.
Gonçalo Inácio e Tiago Tomás estão recuperados de lesão e podem ir a jogo. De fora ficam Coates e Pedro Gonçalves, que terão impacto na equipa.
"Não escondemos o peso das ausências, um foi o melhor jogador da Liga e outro o melhor marcador. O Coates é um líder e um dos mais experientes, a par do Neto. O resto praticamente não tem experiência na Europa, estará no balneário, tem algum impacto. Assim que o árbitro apitar, teremos outro jogador", atira.
Rúben Amorim recusa traçar um objetivo na competição: "Vamos lutar por todos os jogos, não adianta fazer contas. O que queremos ver é se conseguimos competir com os melhores. O resultado vai ser consequência, quero ver em que ponto está a equipa.
Receio do regresso ao campeonato
O técnico do Sporting diz que a equipa está num momento ótimo para jogar frente ao Ajax, depois do que considera que foi um "jogo muito bom" frente ao FC Porto.
"Olhamos para o que fazemos, não tivemos tão bem em Famalicão, com o Porto fizemos um jogo muito mais competente e muito bom. São essas sensações que levamos para este jogo, acho que é um momento ótimo, a equipa está preparada. Ter um jogo como o clássico e três dias depois com o Ajax só pode fazer crescer a equipa", atira.
Amorim não precisou de nenhuma conversa especial com os jogadores para o jogo da Liga dos Campeões, mas acredita que o terá para o regresso ao campeonato: "Não é preciso uma mensagem diferente, é a melhor competições de clubes. Depois voltar ao campeonato é que pode ser perigoso. A motivação vai estar em altas, mas temos de acalmar o entusiasmo. A troca de competições deve ser feita depois para o campeonato", termina.
O Sporting-Ajax joga-se na quarta-feira, às 20h00 em Alvalade, jogo com relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.