O presidente chinês, Xi Jinping, vai deslocar-se à Rússia, em visita oficial, entre os dias 20 e 22 de março para uma visita de Estado, depois de ter sido convidado pelo presidente Vladimir Putin, anunciou o Kremlin esta sexta-feira.
Será a primeira visita oficial de Xi desde que foi reeleito para um terceiro mandato.
A deslocação a Moscovo ocorre numa altura que a China se oferece para mediar a paz na Ucrânia, um esforço que foi recebido com ceticismo no Ocidente, dado o apoio diplomático de Pequim à Rússia.
“Durante as negociações, vão discutirão questões atuais de maior desenvolvimento de relações de parceria abrangentes e cooperação estratégica entre a Rússia e a China”, disse fonte do Kremlin à Reuters.
“Uma série de importantes documentos bilaterais serão assinados”, acrescentou.
A China e a Rússia fecharam uma parceria “sem limites” em fevereiro de 2022, quando Putin visitou Pequim para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, semanas antes de a Rússia invadir a Ucrânia.
Desde então, os dois lados continuaram a reafirmar a força dos seus laços. O comércio entre os dois países disparou desde a invasão, e a China é o maior comprador de petróleo da Rússia, uma importante fonte de receita para Moscovo.