Elon Musk criou o seu próprio bot de Inteligência Artificial (IA) para desafiar o ChatGPT, alegando que o protótipo já é superior ao ChatGPT 3.5 em vários pontos, segundo avança a revista TIME.
O chatbot está a ser desenvolvido com base em dados da rede social X, antigo Twitter, pelo que, defende a empresa, "está mais informado sobre os desenvolvimentos mais recentes do que bots alternativos com conjuntos de dados estáticos".
Ao mesmo tempo, adianta a X, foi projetado para responder “com inteligência e com um traço de rebeldia e sarcasmo”. Musk chama-lhe mesmo "inteligência artificial rebelde".
No início deste ano, Musk integrou a lista de signatários de uma petição que pedia uma pausa no avanço dos modelos de IA, de modo a permitir o desenvolvimento de protocolos de segurança partilhados a nível mundial.
“Assinei aquela carta sabendo que era inútil", referiu. “Só queria deixar registado a recomendação de uma pausa.”
O Presidente dos EUA, Joe Biden, acaba de assinar uma ordem executiva para a supervisão dos desenvolvimentos em IA, com o objetivo de estabelecer padrões de segurança e proteção de privacidade.
Na semana passada, líderes tecnológicos e académicos estiveram reunidos para debater os riscos da tecnologia na Cimeira de Segurança de IA no Reino Unido.
Desenvolvido em dois meses, o chatbot Grok vai ser disponibilizado a todos os utilizadores premium do X, assim que todos os testes estejam concluídos.