As autoridades policiais detiveram, na Polónia, um homem suspeito de um homicídio qualificado cometido com arma branca em Lagos, no Algarve, em novembro de 2002, anunciou este sábado a Polícia Judiciária (PJ).
A detenção foi feita ao abrigo de um mandado de detenção internacional emitido pelo Ministério Público de Lagos e o homem, de 55 anos, foi extraditado para Portugal, encontrando-se em prisão preventiva por decisão do juiz de instrução de Portimão, precisou a PJ num comunicado.
Em causa estão factos ocorridos em Bensafrim, no concelho de Lagos, distrito de Faro, a 3 de novembro de 2002, quando o detido, "na sequência de uma discussão por motivos fúteis", atacou a vítima com uma faca e "desferiu um golpe no pescoço", que acabou por "causar a morte", contextualizou a mesma fonte.
A PJ esclareceu que, "após a agressão fatal", o homem "pôs-se em fuga para local incerto e desconhecido", mas foi depois "localizado na Polónia, onde foi dado cumprimento ao mandado de detenção de eficácia internacional e extraditado para Portugal" por elementos da corporação policial portuguesa.
"O detido, de 55 anos de idade, foi presente a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Portimão, tendo lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva", acrescentou a PJ.
[Notícia corrigida às 11h45: ano do homicídio é 2002]