Como Salvador Sobral ganhou a internet
13-05-2017 - 19:06

Nunca uma participação portuguesa no festival da Eurovisão causou tanto "buzz" online. Salvador Sobral motivou paródias, inspirou criadores e pôs as redes sociais a cantar "Amar pelos Dois" - em várias línguas e sotaques.

Pela primeira vez na história, Portugal é o favorito à vitória no festival da Eurovisão. Nos últimos dias, a canção "Amar pelos Dois", de Salvador Sobral, saltou para primeiro lugar nas casas de apostas internacionais.

Um resultado que, a concretizar-se, seria histórico. Depois de Lúcia Moniz ter alcançado o sexto lugar, em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, Portugal nunca mais conseguiu um lugar de destaque na Eurovisão.

Nas redes sociais, os portugueses (e não só) depositam esperança na vitória do cantor. As comparações com o "salvador da pátria" Éderzito, que fez o golo da vitória no Euro 2016, são muitas.

Mas as metáforas com a final do Europeu de futebol não se esgotam em Éder.

Os "covers" de "Amar Pelos Dois" multiplicam-se pelas redes sociais. Até com os sotaques mais improváveis.

Há também quem ponha a sua veia artística a funcionar para apoiar o concorrente português. O site Artie's Drawings, de ilustradores portugueses, desenhou um retrato de Salvador Sobral. Tal como as ilustradoras Ana Oliveira e Daniela Viçoso.

As paródias à canção também não se fizeram esperar. O youtuber humorista Dário Guerreiro, autor da personagem Môce dum Cabrésto, imita a performance de Salvador Sobral, alterando a letra da canção. "Se um dia alguém, me dissesse assim: Quiçá possamos ganhar a Eurovisão com um baladão... diria que era a gozar", canta o humorista no vídeo partilhado nas redes sociais.


O humorista Miguel Lambertini juntou num vídeo todos os ingredientes que fazem deste 13 de Maio um dia em cheio para os portugueses: as comemorações do centenário das aparições em Fátima com a presença do Papa Francisco, a possível conquista do campeonato pelo Benfica e as boas hipóteses que Portugal tem de vencer o festival da Eurovisão pela primeira vez na história.