VEJA TAMBÉM:
- D. Américo Aguiar nomeado cardeal, anuncia Papa
- D. Américo Aguiar cardeal "é uma distinção para Portugal"
A nomeação de D. Américo Aguiar para cardeal é um voto de “muita confiança no sucesso” da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), afirma o presidente da Assembleia da República.
Em declarações à Renascença, Augusto Santos Silva congratula-se pela decisão do Papa Francisco em nomear o bispo auxiliar de Lisboa, presidente da Fundação JMJ e do Grupo Renascença Multimédia para o cargo de cardeal.
“Não deixa também de ser uma palavra de muita confiança na organização, na realização e no sucesso da Jornada Mundial da Juventude”, afirma Santos Silva.
A promoção a cardeal “premeia o percurso pessoal e pastoral de D. Américo Aguiar, que é ainda um bispo muito jovem, está nos seus 50 anos, o que corresponde, aliás, ao desejo do Papa de renovar também geracionalmente o Conclave”.
O presidente da Assembleia da República também considera que “é mais uma valorização internacional de uma personalidade portuguesa”.
“E isso faz bem a Portugal e Portugal orgulha-se sempre que isso acontece, sempre que um português e vê destacado o seu valor e o seu percurso”, afirma Augusto Santos Silva.
O bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, foi nomeado cardeal, anunciou este domingo o Papa Francisco, na praça de S. Pedro, no Vaticano.