Possível saída não afetará rendimento de Enzo Fernández. "Faz parte do quotidiano deles"
28-12-2022 - 12:45
 • José Barata

O psicólogo Pedro Almeida não acredita que o jovem médio argentino preciso de acompanhamento especial para lidar com os rumores de uma possível transferência milionária.

A possível transferência de Enzo Fernández no mercado de janeiro não deve mexer com o jogador, que se deverá apresentar na mesma forma ao serviço do Benfica nos próximos jogos.

Em entrevista a Bola Branca, o psicólogo desportivo Pedro Almeida, também professor no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), fala em situações "normais no futebol".

"Os jogadores lidam com esse fator de forma natural. De acordo com a probabilidade de acontecer, pode mexer mais ou menos com o jogador. Diria que faz parte do quotidiano dos atletas. Ele é jovem, mas já teve uma primeira mudança para o Benfica. Acho que não é muito complexo de gerir. Parece-me um atleta bastante focado na missão em campo", começa por dizer.

O Chelsea terá apresentado uma proposta formal ao Benfica por Enzo Fernández de 130 milhões de euros para contratar já em janeiro o jogador argentino. O Chelsea não é, no entanto, o único interessado, com Liverpool, Manchester United e Real Madrid apontados como outros possíveis destinos.

Ainda assim, Rui Costa, presidente do Benfica, terá conversado na terça-feira com Enzo Fernández, dia do regresso do médio ao clube após vencer o Mundial com a Argentina. O objetivo é tentar manter Enzo Fernández no clube até ao final da temporada, com prioridade nos objetivos desportivos do Benfica.

Apesar dos 21 anos, a "idade não está diretamente ligado ao nível de maturidade".

"Há atletas com estratégias para lidarem com adversidades maiores do que outros. Por observação, não me parece que seja o Enzo seja um atleta que se vá distrair muito por qualquer fator, pelo que demonstrou no Benfica e no Mundial. Não me parece numa fase de carreira que preciso de outro tipo de trabalho", explica.

Otamendi também regressa ao Benfica após a conquista do Campeonato do Mundo, mas Pedro Almeida acredita que será relativamente fácil a mudança de "chip" para a I Liga.

"São dois atletas com experiência e maturidade e acho que não vão ter problemas dessa natureza. Um pela experiência e carreira que tem, o outro pelo que tem demonstrado em campo. Não me parece difícil para eles trocarem o 'chip' do Mundial para a I Liga. Imagino que o reajuste seja relativamente fácil", termina.

Enzo Fernández chegou ao Benfica no verão, depois de se destacar no River Plate. Entrou diretamente para o onze inicial das águias e é um dos jogadores mais importantes para Roger Schmidt. Apontou três golos e quatro assistências em 24 jogos disputados.

A participação no Mundial do Qatar valorizou ainda mais o jogador que se sagrou campeão do mundo. Enzo foi usado nos sete jogos da Argentina e foi titular em todos a partir da terceira jornada da fase de grupos. Jogou os 120 minutos da final contra a França. As prestações valeram-lhe o troféu de melhor jovem da prova.

No verão, o Benfica pagou 10 milhões de euros ao River Plate pela sua contratação, mais oito em variáveis. O River Plate tem ainda 25% dos direitos económicos do agora campeão mundial, o que significa que ficará com 25% do valor de uma futura transferência.