​Portugal espera "grande retorno" da gala Guia Michelin
25-06-2018 - 20:35

Cerimónia está marcada para 21 de novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Portugal vai acolher, pela primeira vez, a gala de apresentação do Guia Michelin, após um investimento público superior a 400 mil euros, de que o Governo português espera "um grande retorno para a economia da cidade e do país".

A gala de apresentação da edição de 2019 do guia Michelin Espanha e Portugal decorre em 21 de novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, anunciaram esta segunda-feira as autoridades portuguesas e a Michelin, numa cerimónia nos Paços do Concelho.

O evento é organizado pela primeira vez em Portugal, "num ano muito especial, em que se celebra o 10.º aniversário da gala", indicou a diretora comercial do guia, Mayte Carreño.

O evento anual tem decorrido, até agora, sempre em território espanhol, com várias cidades a disputarem a possibilidade de acolherem o evento.

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirma que "os apoios públicos ultrapassam um pouco os 400 mil euros, da Entidade Regional de Promoção do Turismo de Lisboa e do Turismo de Portugal, mas o investimento será muito maior, mas que também se paga a si próprio com as receitas que esta gala gera".

"É um investimento que vem para Lisboa, é um investimento de muitas pessoas que vão estar aqui e que vão gerar um grande retorno para a economia da cidade e do país", sublinhou o governante, que acrescentou: "Foram os apoios possíveis, mas são apoios limitados".

A gala tem normalmente cerca de 500 convidados e merece uma ampla divulgação mediática, com a presença de cerca de 120 meios de comunicação espanhóis e portugueses a assegurar a cobertura do evento.

Uma oportunidade que o Turismo de Portugal quer aproveitar para apresentar a capital à imprensa espanhola, proporcionando visitas a jornalistas do país vizinho, antes e depois da gala.

Os chefs de sete restaurantes com estrelas Michelin da região de Lisboa vão apresentar criações suas no jantar da gala de apresentação do Guia Espanha e Portugal 2019.

José Avillez (restaurante Belcanto, duas estrelas Michelin) será o "coordenador da grande festa culinária", que contará com a participação de Miguel Rocha Vieira (Fortaleza do Guincho), Henrique Sá Pessoa (Alma), Joachim Koerper (Eleven), João Rodrigues (Feitoria), Alexandre Silva (Loco) e Sergi Arola (LAB by Sergi Arola), todos com uma estrela, anunciou hoje a Michelin, na capital portuguesa, na apresentação da gala de Lisboa.

A cerimónia vai decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, assinalando o 10.º aniversário da apresentação pública do Guia Michelin.