O primeiro-ministro, António Costa, acredita que o défice de Portugal este ano vai ficar abaixo dos projectados 1,4%, num discurso em que defendeu que a mudança a operar em Portugal ter se ser "sustentável".
António Costa falava em São Bento, durante uma audiência concedida ao Conselho da Diáspora Portuguesa, depois de o presidente desta entidade, o empresário Filipe de Botton, se ter congratulado por Portugal estar "muito diferente hoje em comparação com 2013".
O primeiro-ministro discursou logo a seguir para reiterar a tese do empresário, começando por salientar a necessidade de Portugal "dar continuidade a uma mudança que seja sustentável".
"Portugal saiu este ano do Procedimento por Défice Excessivo na União Europeia, duas agências de 'rating' tiraram o país do nível de lixo, temos melhores condições de financiamento nos mercados, o investimento privado bateu recordes, o desemprego continua a descer e o défice será este ano mais baixo do que o valor inicialmente estimado pelo Governo, que era de 1,5%. Depois a meta passou para 1,4%, mas o défice vai ficar abaixo de 1,4%", declarou António Costa.