A EDP anunciou, esta sexta-feira, que vai descer o preço do gás natural em 26%, a partir de 1 de outubro, mas para as famílias a fatura sofre um alívio de cerca de 20% devido ao aumento das tarifas de acesso às redes - que afetam a componente fixa da fatura e variam consoante o escalão de consumo -, que entram também em vigor em outubro.
Em declarações à Renascença, a empresa justifica esta descida com “alguma melhoria sentida nos mercados internacionais de energia para a aquisição de gás natural”.
A EDP Comercial diz que “tem condições para reduzir a componente de energia da fatura dos clientes residenciais, em média, em 26%, a partir de 1 de outubro.” Já o preço da eletricidade “manter-se-á inalterado até ao final do ano”.
Esta é a segunda vez que a EDP baixa os preços do gás este ano, depois dos aumentos expressivos de 30 euros, em outubro de 2022.
Em abril, a empresa já tinha baixado o preço do gás natural para as famílias em cerca de 20%.
A Galp também já anunciou alterações para outubro. Vai aumentar o preço do gás natural em 4%, dado o “aumento dos custos de energia nos mercados grossistas e a subida das tarifas de acesso às redes" pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Na eletricidade não há alterações.