Veja também:
- O debate entre o direito a morrer e o dever de viver
- De que falamos quando falamos de eutanásia?
- Todas as notícias, vídeos e opinião sobre a eutanásia
O PS abre este sábado à tarde o debate sobre a eutanásia. Vai ser na reunião da comissão política do partido, no Porto. Os socialistas vão discutir e votar um conjunto de moções sectoriais consideradas fracturantes, incluindo uma sobre a legalização da eutanásia.
A questão chega finalmente ao órgão de direcção socialista através do debate da moção sectorial apresentada pelas deputadas Maria Antónia Almeida Santos e Isabel Moreira no congresso de Junho de 2016.
Na altura, foi decidido que as moções sectoriais seriam debatidas e votadas em Comissão Nacional. É isso que vai acontecer esta tarde com a moção subscrita pelas duas deputadas socialistas em defesa da despenalização da eutanásia.
Foi há cerca de um mês que o presidente do PS disse aos jornalistas que apesar do partido não ter posição oficial sobre a despenalização da eutanásia, nada impediria que surgisse dentro da bancada um projecto-lei autónomo.
Mas mesmo neste caso, Carlos César garantiu que se mantem a posição de liberdade de voto e que não haverá um projecto oficial do partido, porque o PS não apresentou a despenalização da eutanásia no programa eleitoral com que foi a votos nas últimas legislativas.
Para já não é possível prever qual a posição que irá ser adoptada pela direcção do PS nesta matéria, nem sequer saber se o debate fica encerrado este sábado, no Porto, com a presença de António Costa.