O ministro Adjunto anunciou hoje, em Arganil, distrito de Coimbra, que a partir do dia 15 quatro zonas de fronteira vão ter gasóleo profissional ao mesmo preço que no território espanhol.
Segundo Eduardo Cabrita, que falava aos jornalistas no final da sessão solene do feriado municipal de Arganil, haverá uma redução de cerca de 13 cêntimos no gasóleo profissional nas zonas fronteiriças de Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Almeida), Elvas e Vila Verde de Ficalho (Serpa).
"O que significa que o preço base para os transportadores de mercadorias será o mesmo que existe no mercado espanhol", sublinhou Eduardo Cabrita.
De acordo com o ministro, esta medida tem vindo a ser tratada com as associações do sector, "que participaram neste trabalho, desde a aprovação do Orçamento do Estado, que permitiu transformar algo que era um problema numa oportunidade, na sequência da aprovação da lei sobre gasóleo profissional, que acabou de ser publicada".
O governante anunciou ainda para o final do mês a apresentação do plano de acção de combate à interioridade, que está a cargo da unidade de missão criada em Março, coordenada por Helena Freitas.
Durante a sua intervenção, Eduardo Cabrita mostrou confiança no potencial da actividade empresarial "daquilo que é a capacidade de afirmar a competitividade e olhar para o interior como uma oportunidade de proximidade ao mercado ibérico e ao mercado europeu".
"Estamos na fase final, dentro do nosso calendário, de elaboração desse plano de acção, e até final do mês apresentaremos um conjunto estruturado de medidas, promovendo a valorização do interior com intervenção em várias áreas, quer de promoção do exercício de actividade profissional, de funções de natureza pública, quer de apoio à formação das empresas e promoção de domínios como a actividade florestal", adiantou.
Eduardo Cabrita presidiu hoje à sessão solene do feriado municipal de Arganil, em que foram homenageadas empresas e personalidades que prestaram serviços relevantes ao concelho, entre elas o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, actual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Entre as cinco personalidades distinguidas com a medalha de ouro, está também o seleccionador nacional de futebol e campeão europeu Fernando Santos, que, por motivos profissionais, esteve ausente, mas recebe a distinção no domingo à tarde.