A comida produzida todos os dias para cada pessoa equivale a 4.600 calorias. Só que, na verdade, o ideal é que se consumam, diariamente, não mais do que 2.000.
O que significa que mais de metade das calorias produzidas per capita são deitadas para o lixo. Comida desperdiçada. E 20% do nosso lixo é comida. Ou seja, 20% de lixo que poderia alimentar as 360.000 pessoas que se estima que passem fome em Portugal.
São números que espelham a sociedade de contrastes que somos, onde uns estão habituados a comer em abundância, tornam-se obesos e até desperdiçam aquilo que faz tanta falta aos que passam necessidades extremas. Os restaurantes portugueses desperdiçam pelo menos 50.000 refeições todos os dias.
200 litros de água a cada 24 horas. É quanto desperdiçamos na produção e confecção de alimentos que acabam no caixote do lixo.
Mais: um terço da comida produzida em todo o mundo acaba no lixo.
Seria o suficiente para alimentar 3.000 milhões de pessoas. E em todo o mundo somos actualmente 7.200 milhões. O que significa que toda a comida inutilizada pelas nações mais desenvolvidas poderia dar de comer a quase metade da população mundial. De acordo com as Nações Unidas, 108 milhões de pessoas passam fome nos quatro cantos do mundo. Ou seja, a comida desperdiçada em todo o mundo daria para alimentá-las. 28 vezes.