O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), foi esta quinta-feira eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa (AML), sucedendo no cargo à autarca Carla Tavares, eleita eurodeputada, disse à agência Lusa fonte daquele órgão.
O autarca de 80 anos, independente eleito pela lista do PS, já tinha assumido a presidência da Área Metropolitana de Lisboa entre 2015 e 2017.
Na reunião, realizada de forma presencial, foram também eleitos (em lista única) como vice-presidentes para o mandato 2021-2025, o vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Luís (PSD), e a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS).
A atual mesa da presidência da AML cessa funções na sequência da eleição da presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares (PS), que presidia ao órgão, e do presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva (PSD), como eurodeputados, nas eleições europeias de dia 9 de junho.
Entretanto, Hélder Sousa Silva já anunciou que vai cessar funções como presidente da Câmara de Mafra no dia 16 de julho, sucedendo-lhe no cargo Hugo Luís, atual vice-presidente.
Já a comissão executiva da AML não sofreu mudanças e mantém Carlos Humberto (CDU) como primeiro secretário metropolitano e Irene Veloso, Filipe Ferreira, Emanuel Costa e Carla Lopes como secretários metropolitanos.
O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da AML, constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana.
Fazem parte da AML os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.