Nasceram mais bebés em Portugal em 2016, face ao ano anterior. De acordo com dados do Instituto dos Registos e do Notariado, entre 1 de Janeiro e 28 de Dezembro, nasceram 82.381 bebés, mais 1.147 do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados disponibilizados, o concelho de Lisboa lidera o número de partos.
Ouvida pelo "Diário de Notícias", a presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Maria Filomena Mendes, fala de uma inversão de decréscimo da natalidade em Portugal a partir de 2014. No ano anterior, Portugal tinha batido no fundo com 1,21 crianças por mulher em idade fértil (Índice Sintético de Fecundidade - ISF), a mais baixa da Europa. "Aparentemente, estamos a ter uma consolidação de alguma recuperação da natalidade quando assistíamos a uma tendência de declínio nos últimos anos que se agudizou com a crise."
O ano que termina não só regista mais nascimentos como tudo aponta para que a subida seja superior à verificada de 2014 para 2015.
Os estudos demonstram que a população portuguesa quer ter filhos, o desejo de ter o segundo filho é que demora a concretizar. É por isso que, apesar da baixa natalidade, há tão poucos casais sem filhos, ao contrário do que acontece em países com mais crianças. Portugal tem sido um país de filhos únicos.