O futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que Angela Merkel cometeu um “erro catastrófico” na política que levou à entrada de milhões de migrantes na Alemanha. A opinião foi deixada numa entrevista conjunta ao jornal britânico "Times" e ao alemão "Bild", durante a qual falou de política externa e do Brexit.
Trump disse que a saída do Reino Unidos da União Europeia acabou por ser uma “coisa boa” e que se os britânicos votaram para não ficar na Europa é porque o país quer ter a sua própria identidade.
O Presidente eleito também falou sobre a Rússia dizendo que a intervenção daquele país na Síria “foi muito má”, o que levou a uma terrível situação humanitária. Trump sublinha ainda que aceitará levantar as sanções contra Moscovo em troca de um acordo de redução de armas nucleares.
Por seu lado, em entrevista à “Fox News Sunday”, o ainda director da CIA, John Brennan, avisa o futuro Presidente dos Estados Unidos que deve ter atenção ao que diz e escreve.
Brennan lembra a Donald Trump que tem de entender que “a Presidência é mais do que ele próprio. É sobre os Estados Unidos”.
A tomada de posse do novo Presidente dos Estados Unidsos está marcada para o próximo dia 20 de Janeiro.