Otávio, que foi transferido para o Al Nasrr por 60 milhões de euros, é a maior venda da história do FC Porto.
O internacional português, que vai ser colega de equipa de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, sai pela cláusula de rescisão e salta para o topo das vendas dos dragões.
Otávio destrona o negócio Éder Militão, defesa brasileiro que foi para o Real Madrid, com o FC Porto a encaixar 50 milhões de euros.
Luis Díaz para o Liverpool (47 milhões de euros), Mangala para o Manchester City (45 milhões) e James Rodríguez rumo ao Mónaco (45 milhões) fecham o "top 5" das maiores vendas do FC Porto.
Vitinha (41,5 milhões), Hulk (40 milhões), Radamel Falcao (40 milhões), Fábio Silva (40 milhões) e André Silva (38 milhões) fecham a lista de dez maiores transferências da história do FC Porto.
Em relação às vendas de todos os clubes portugueses, Otávio entra para o sexto lugar, empatado com Manuel Ugarte, que trocou o Sporting pelo Paris Saint-Germain também por 60 milhões de euros. O ranking é liderado por João Félix, que saiu do Benfica para o Atlético de Madrid, por 127,2 milhões, de acordo com dados do site Transfermarkt.
Em comunicado enviado esta terça-feira à CMVM, a SAD do FC Porto explica que "chegou a acordo com o Al-Nassr Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Otávio Edmilson da Silva Monteiro (“Otávio”) pelo valor de 60M€ (sessenta milhões de euros), deduzido do valor de solidariedade devido a terceiros".
O clube informa ainda que foram "renegociados os direitos económicos do jogador que estavam na posse do Coimbra Esporte Clube (32,5%), passando estes para o valor fixo de 12.750.000€ (doze milhões setecentos e cinquenta mil euros)".
O Internacional de Porto Alegre encaixa 1,35 milhões de euros dos direitos de formação. O Santa Cruz do Recife recebe 450 mil euros e o Vitória de Guimarães, clube ao qual Otávio esteve cedido, recebe 600 mil euros.
Contas feitas, o Porto rende 44 milhões e 850 mil euros com a transferência do jogador.