Ovacionado no Parlamento, Salvador Sobral pede mais apoio à cultura
19-05-2017 - 12:24

Os irmãos Salvador e Luísa Sobral, vencedores do festival da Eurovisão, assistiram nas galerias a mais uma aclamação – desta vez, pelos deputados.

Veja também:


Os irmãos Salvador e Luísa Sobral estiveram esta sexta-feira no Parlamento, onde assistiram a um voto de saudação pela vitória no Festival da Eurovisão, no passado fim-de-semana.

A saudação foi aprovada por unanimidade pelos deputados, o que foi recebido com aplausos por muitos jovens e crianças que se encontravam nas galerias, em visita à Assembleia da República.

No texto do voto, os deputados salientam que “é a primeira vez que Portugal vence este festival, que durante décadas deixou o país preso ao ecrã de televisão, como aliás voltou a suceder agora”.

“O reconhecimento do intérprete Salvador Sobral e da compositora Luísa Sobral foi assim também um momento de afirmação da universalidade da música e uma grande vitória para a língua portuguesa”, destaca o voto, que elogia também “o profissionalismo com que a RTP organizou a participação portuguesa em Kiev”.

Sobre a edição do próximo ano, que se irá realizar em Portugal, os deputados confiam que o país vai estar “certamente à altura da nossa tradição de bem receber e organizar estes grandes eventos”.

Salvador e Luísa Sobral levantaram-se e receberam também uma ovação dos deputados, de pé, que se viraram nas suas cadeiras para olhar para os dois irmãos.

Antes da votação, os irmãos Sobral foram recebidos em audiência privada por Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República.

Já após a votação almoçaram na residência oficial do Presidente do Parlamento e, no final, Salvador Sobral disse que tinha pedido aos deputados para darem mais apoio à cultura. "Falámos sobre tudo, também sobre a cultura, pode ser que esta vitória dê uma fatia maior do Parlamento à cultura, que tem sido bastante esquecida."

O cantor admitiu que a melhor experiência até agora foi poder conhecer pessoalmente Caetano Veloso e contou que quando esteve com ele, depois de um concerto, o brasileiro lhe confidenciou que o concerto não lhe tinha corrido bem porque estava nervoso devido à presença, na plateia, de Sobral.

Já Luísa Sobral, autora da canção que venceu a Eurovisão, disse que as mensagens que os dois têm recebido de colegas músicos portugueses tem sido das coisas "mais especiais" e manifestou a esperança de poder, com este feito, encorajar mais pessoas a conhecer a música feita em Portugal.

[Notícia actualizada às 14h57]