O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, enviou uma mensagem ao arcebispo de Valência, D. Enrique Benavent Vidal, onde expressa “solidariedade” e garante a “oração de todos” pelo povo valenciano afetado pela tragédia que fez mais de 200 mortos.
“O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, juntamente com a sua diocese, expressam a sua solidariedade para com o povo da Diocese de Valência. Lisboa sabe, por experiência histórica, o que significa para as vidas e para as famílias a violência das forças da natureza”, lê-se no site do patriarcado.
Na mensagem de “proximidade e amizade”, o patriarca de Lisboa assegura a oração de todos.
“Neste momento em que o povo de Valência é posto à prova, D. Rui Valério manifesta a Vossa Excelência, D. Enrique Benavent Vidal, e aos diocesanos de Valência, proximidade e amizade. Garante a oração de todos, para que este momento de dificuldade seja vivido com confiança em Deus”, conclui.
Na terça-feira, várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, estiveram sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, que provocou chuvas torrenciais, inundações e avultados prejuízos.
Além das vítimas mortais, o temporal causou danos em infraestruturas de abastecimento, comunicações e transportes.