O Papa Francisco enviou este sábado um telegrama ao Presidente da República, Cavaco Silva, quando sobrevoava território nacional a caminho de Cuba, desejando a todos os portugueses “paz e bem-estar”.
“Ao entrar no espaço aéreo português, dirijo saudações cordiais a vossa excelência e aos vossos concidadãos. Rezo para que Deus Todo-Poderoso possa abençoar a nação com paz e bem-estar, invocando para vós a bênção de Deus Omnipotente”, lê-se no telegrama do Papa a Aníbal Cavaco Silva, divulgado pela sala de Imprensa da Santa Sé.
Francisco iniciou este sábado de manhã a décima viagem apostólica internacional, para visitar Cuba e Estados Unidos da América, estando prevista a chegada ao Aeroporto Internacional de Havana, às 21h00 em Lisboa, após 12 horas de voo.
A viagem mais longa do actual pontificado vai encerrar-se no próximo dia 28, com o regresso a Roma.
A visita apostólica inclui encontros com os presidentes dos dois países, Raul Castro e Barack Obama, após a recente aproximação diplomática entre Cuba e EUA que contou com o apoio do Vaticano.
O programa tem como pontos de relevo a visita à ONU, uma oração no local dos atentados do 11 de Setembro e a participação no VIII Encontro Mundial das Famílias, na cidade norte-americana de Filadélfia.
Estão previstas 26 intervenções, quatro das quais em inglês, e sete voos que perfazem um total de 19 mil quilómetros.