Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Direção-Geral da Saúde (DGS) formou uma Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19. É o primeiro passo para organizar como e quem vai ser vacinado contra a doença, quando existirem vacinas disponíveis.
A Comissão Técnica é coordenada por Válter Fonseca, médico de medicina interna. Para seu adjunto foi escolhido o médico pediatra José Marques.
A comissão é composta por mais nove especialistas, entre os quais, farmacêuticos, enfermeiros, biólogos, entre outros.
Este grupo tem um caráter consultivo da Direção-Geral da Saúde e tem por missão, por exemplo, recomendar “estratégias apropriadas no respeitante à vacinação contra COVID-19, baseadas na melhor evidência científica disponível sobre o impacto da doença e da vacinação, tendo em atenção a aplicabilidade, a aceitabilidade e a transparência das estratégias propostas, por forma a obter, com eficiência, ganhos em saúde”.
No despacho emitido pela diretora-Geral, Graça Freitas, lê-se que os peritos nomeados para a comissão "têm acompanhado a evolução dos conhecimentos sobre o vírus SARS CoV-2, sobre a clínica e epidemiologia da Covid-19 e sobre as vacinas contra Covid-19 em desenvolvimento, ou sobre a vacinação em geral".
A DGS escreve ainda que há neste momento "mais de 200 vacinas em desenvolvimento, das quais mais de 40 em ensaios clínicos".
O despacho foi assinado no dia 4 de novembro e entrou de imediato em vigor, mas foi divulgado apenas esta quarta-feira.